Durabilidade e Sustentabilidade

Os produtos EPHOKAM são não apenas duráveis mas também sustentáveis. Durabilidade é uma componente essencial da nossa filosofia. Nós queremos que os nossos produtos de qualidade assim o permaneçam. Durabilidade é também um dos factores mais importantes para a sustentabilidade. Na maioria dos métodos para determinar o perfil ambiental de um producto, por exemplo em estudos de análise do ciclo de vida (LCA), a durabilidade reveste-se de grande importância. Quanto mais tempo dura, maior a pontuação ambiental. Para a EPHOKAM siginifica que as suas peças têem de permanecer bonitas por um longo período de tempo. A madeira exposta às condições climatéricas fica cinzenta, normalmente dentro de um ano. Com a nossa tecnologia única de tratamento, a coloração da madeira mantem-se por vários anos. Nós testámos extensivamente a nossa tecnologia, tanto em ensaios de laboratório como em ensaios de campo (exposição natural). Para estes últimos seleccionámos um clima marítimo anual húmido (NL) e um clima mediterrâneo com um verão seco e com elevada exposição à luz ultra-violeta (P).

amostras de ensaio de campo

Após um ano de exposição: linha superior - amostras não tratadas, linha inferior - amostras tratadas pela Ephokam; da esquerda para a direita - maple, teca, e mogno

Mas também estamos atentos a outros factores de sustentabilidade. As nossas tecnologias tornam possível o uso de espécies de madeira das zonas temperadas. A escolha da espécie de madeira é sobretudo uma questão estética. Se escolhermos uma espécie tropical, então garantimos a sua origem de floresta de gestão sustentável, preferencialmente com certificação FSC.

mobiliário durável de florestas sustentáveis

Mobiliário durável cujo material tem origem em florestas de gestão sustentável

Por último, as nossas tecnologias de tratamento, que fazem com que a madeira seja resistente aos ultra-violeta e protegida de fungos, são baseadas nos mais modernos processos de modificação de madeira.