Waldemar, the founder of EPHOKAM

Background

Waldemar Homan nasceu em Amesterdão, nos Países Baixos, em 1966. Estudou Floresta e Tecnologia de Madeiras na Universidade de Wageningen e licenciou-se em 1990. Desde então, trabalhou mais de 20 anos como investigador em diversos institutos, nomeadamente no SHR Wood Research e no TNO (a organização holandesa em investigação aplicada). O foco principal da sua investigação foi sempre a protecção da madeira. Ele trabalhou com produtos preservadores da madeira, em sistemas de revestimento protectores, durabilidade conferida por design e sistemas de modificação de madeira. Em todos estes tópicos o Waldemar possui publicações, quer científicas quer de apoio à comunidade técnica.

Ciência de "proteção da madeira"

O seu trabalho em durabilidade conferida por design, com vista a aumentar o tempo de vida de construções em madeira, resultou num livro com instruções práticas para o uso na construção civil. Em modificação da madeira, Waldemar esteve envolvido em quase todas as técnicas que estão ao dispor no mercado actual. O seu envolvimento maior foi com a técnica de modificação da madeira por acetilação, durante a sua actividade no SHR. Esta tecnologia resultou no producto Accoya® que entrou no mercado pela empresa Titan Wood. Ele esteve ainda no berço de outros processos de modificação de madeira, ex. Belmadur® e Kebony®.

O seu trabalho mais recente no TNO, em segunda geração de modificação química de madeira, resultou em duas patentes. Estas tecnologias estão próximas da sua introdução no mercado. O Waldemar tem duas patentes adicionais relacionadas com junção de madeira. É internacionalmente reconhecido nas áeas de protecção e modificação de madeira, é membro do International Research Group on Wood Protection (IRG) desde 1993 e tem pertencido ao comité organizacional da European Conference on Wood Modification (ECWM), uma conferência international que ocorreu 6 vezes desde 2003.

Filosofia do Design

O Waldemar é um adepto da filosofia "a forma segue a função". "Design tem de ser, em primeiro lugar, funcional. Esta é também uma componente da durabilidade, frequentemente subestimada. Uma cadeira muito bem feita e com material muito bem protegido não vale nada se não for confortável e se não for agradável à vista; rapidamente nos desfazemos dela." Na base desta declaração estão conhecimentos de ergonomia que adquiriu durante os seus estudos. Implica também que, por vezes, uma cadeira tem de ser desenhada para a pessoa que se vai sentar nela, particularmente quando essa pessoa é mais baixa ou alta que a média. Em qualquer dos casos, o Waldemar ambiciona fazer peças únicas desenhadas e executadas em função do tamanho e do gosto de quem as vai usar. Durante a sua vida construíu várias peças para a sua casa, para a família e amigos. Ao longo dos anos, tem aumentado as suas aptidões de carpintaria e desenvolvido as suas qualidades como designer. As visitas regulares -por razões profissionais- a empresas que trabalham madeira também tem contribuído para o desenvolvimento destas capacidades e aptidões.

A criação da EPHOKAM

Em 2011 o Waldemar criou a EPHOKAM. "Era o passo lógico a dar. A EPHOKAM dá-me a possibilidade de combinar o melhor de ambos os mundos. O meu conhecimento profissional sobre madeira e a sua protecção, combinado com as minha ideias sobre design, técnicas de produção e estéctica, resulta nos productos únicos de qualidade de topo que a EPHOKAM tem para oferecer", diz Waldemar.

Família

O Waldemar é casado com a Tânia Nobre. Têem um filho chamado Leonardo.